Durante os períodos mais chuvosos, muitos agricultores se preocupam com o desperdício de nutrientes ocasionado pelo processo de lixiviação.
O que é lixiviação?
A lixiviação de nutrientes ocorre quando a precipitação pluviométrica (chuvas) e/ou irrigação excede o processo de evapotranspiração, ou seja, quando o solo recebe mais água do que precisa para manter a sua “reserva” e fornecer às plantas. E, também, quando o teor de matéria orgânica e argila é relativamente baixo.
A velocidade da lixiviação dos nutrientes solúveis, em qualquer solo, depende de muitos fatores, dentre os quais: teor e tipo de argila, teor de matéria orgânica, estrutura, presença de camadas compactadas ou adensadas, infiltração superficial, quantidade e frequência de chuvas ou irrigação.
Neste processo a água carrega os nutrientes da camada superficial para as camadas profundas do solo, transportando os nutrientes para além da profundidade que o sistema radicular das plantas consegue atingir. Dessa forma, as plantas não conseguem absorver estes nutrientes, com isso, tornam-se nutrientes perdidos.
Quais as consequências?
O processo de lixiviação do solo prejudica a agricultura. Quanto mais nutrientes a água levar, menos nutrientes haverá e as plantas ficarão sem nutrientes, o que prejudica o seu crescimento.
Fertilizantes especiais
Os fertilizantes organominerais são especiais por possuírem em suas constituições, propriedades que melhoram a eficiência dos nutrientes com efeito condicionador de solo atuando nas características físicas, químicas e biológicas do mesmo. Assim, os fertilizantes organominerais possuem maior eficácia e redução de perdas dos nutrientes.
A matéria orgânica presente no organomineral promove a melhor distribuição das partículas e agregados do solo, permitindo maior equilíbrio na quantidade de espaço sólido e poroso e também na relação entre macro e microporos no solo.
Como um moderno sistema de peletização evita o desperdício de fertilizante na chuva?
O desperdício de fertilizantes resulta em perdas econômicas.
O desperdício de fertilizantes é uma preocupação comum dos agricultores. Evitar o desperdício de fertilizante é essencial para garantir uma melhor produção. Com um moderno sistema de peletização, os nutrientes são liberados de forma gradual, mesmo nas épocas mais chuvosas, evitando assim, o desperdício ocasionado pelo processo de lixiviação.